sábado, 22 de junho de 2024

A sórdida polêmica da luta de classes e seus efeitos colaterais


Na lida da Fazenda de Zé Pereira,

Dizem que o que interessa é o funcional

As pessoas prezam pelo dito normal

E, se a gente não se mexe, tudo volta

À estaca zero; num retrocesso natural.

 

Eu quero ver as mãos e as suas quiromancias

Esquecer o parcial, acomodar-me a sonhar

Sem ser tão funcional e livre quanto Sartre

Que pintou o carnaval (por isso quis sambar).

 

Numa sambada de maracatu.........................

 

No Baixio de Chico de Iaiá,

Um sítio de harmonia e muita luz

O que parece pouco para alguns

É muito para outros e reluz.

 

E eu me finjo de morto pela rua

De quem tudo enxerga e nada vê

Eu sou tão complicado como você

Quero luz que eu consiga acender.

 

Assim, como nós não temos paixão,

Se houvesse a tua vida sem mim

Levarias no mesmo passo o coração

Maturado pelos anos de uma vida

Acalantado pelas flores do canhão.

 

Na palafita do homem que não tinha posses

Percebi o quanto tenho enorme dificuldade

De lidar com a falsidade corrente na cidade

Quase sempre a maldade gratuita de verdade.

Sem dó nem piedade de brigar pela equidade

Poder ter a qualidade de bobo ou majestade

A guilhotina sem piedade e a sua afabilidade

Fotografada num dia colorido de carnaval.


Numa sambada. Salve o maracatu.........

 

(Cristiano Jerônimo – 21.06.2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De mão em mão

Os dias são tão diferentes O mesmo que água de rio Como na batalha, o desafio As gregas e troianas mentes Antes do Império Romano ...