sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Custodiense toma posse na Academia de Letras do Sertão de Pernambuco (Alespe) com mais seis confrades



A literatura, a filosofia, o aboio, a sociologia. E muito mais. Um pouco de cada gota de cultura que a alegra o interior oeste do estado tomou conta da cidade de Serra Talhada, no sábado (31.08), para dar posse aos sete novos membros da Academia de Letras do Sertão de Pernambuco (Alespe), assim como a transição e posse da nova diretoria. O escritor e jornalista custodiense Cristiano Jerônimo Valeriano, representando o município de Custódia, tomou posse na Cadeira 31, cujo patrono é o exímio violonista João Pernambuco (i.m.), natural de Jatobá (hoje Petrolândia), no sertão de Itaparica. Também tomaram posse os acadêmicos Severino Antônio Carneiro da Silva; Rivaneide Ligia Almeida Matias; Maria Ilza Gomes Brito; Patrícia Sílvia Oliveira; Francisco Geraldo de Carvalho Neto; e Cícero Carlos Mendes. Um dos pontos marcantes foi a apresentação do Coral Aboios de Serrita. O acadêmico Cristiano Jerônimo Valeriano foi orador em nome dos demais confrades que tomaram posse e foram imortalizados em suas obras no e pelo sertão pernambucano.

“Somos escritores e empreendedores com algo em comum: a sintonia com o sertão pernambucano”. Eis um lema da Alespe. O professor de Direito da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Alberto Oliveira, explica que a nova diretoria foi eleita para o biênio 2019-2021 (Setembro de 2019 a agosto de 2021). Tomaram posse: José Amaurílio de Souza (presidente), Gilberto Gomes de Lima (secretário-geral), Keles Cirilo da Costa (1ª secretária), Cecília de Souza Neto (2ª secretária), Maria de Fátima Silva Oliveira (tesoureira). Mais de 30 membros efetivos marcaram presença. Cerca de 150 acompanharam o cerimonial. O evento teve o apoio da FIS e da Trupé Calçados. A academia compreende seis regiões do sertão: Araripe, Pajeú, Moxotó, Itaparica, sertão do São Francisco e o Central.





3 comentários:

  1. Grato, meu amigo Leo Durval. Meu caro, depois de editar cinco livros de poemas, eu estou com a mão na massa para construir o primeiro primeiro romance, intitulado "Os retalhos dos Pedaços de Bebeth". Lhe deixarei a par. Um abração.

    ResponderExcluir

Algum paradoxo

Só sonha quem tem fé Só chega quando anda Olhar só da varanda Não gasta a sola do pé Ser sempre muito forte Não contar com a sor...